Squads: saiba por que esse modelo de trabalho é tão eficaz

Equipes multidisciplinares e com autonomia são mais produtivas

É inegável que o movimento de transformação digital que estamos vivenciando está trazendo muitas tendências. E uma das mais importantes diz respeito a um novo modelo de trabalho que dá protagonismo às pessoas e preza pela multidisciplinaridade nos times: os squads. 

Por isso, se você ainda não sabe o que é squad, como funciona e por que pequenas equipes multidisciplinares são capazes de produzir mais resultados do que times formais, nós vamos te explicar. Acompanhe e fique por dentro!

Afinal, o que são os squads? 

Squad (em português pode ser entendido como “esquadrão”) é um novo modelo de trabalho que reúne funcionários de perfis multidisciplinares em pequenos grupos de até 10 pessoas. A ideia é que colaboradores de setores distintos, como desenvolvedores, designers, profissionais de marketing, gerentes de projetos e outros, trabalhem juntos em equipes para alcançarem um objetivo ou para entregarem um determinado projeto ao qual foram designados. 

A popularização desse formato pode ser creditada ao Spotify, que foi uma das primeiras empresas a adotarem esse modelo, demonstrando como a iniciativa foi responsável pelo aumento da produtividade, agilidade e qualidade nas entregas dos times.  

A partir daí, diversas outras empresas, especialmente startups, começaram a adotar squads para colher as mesmas vantagens. E como você vai ver, o que não faltam são benefícios nesse contexto. 

Quais são as vantagens de adotar squads? 

No modelo tradicional de trabalho, alguns dos grandes problemas são a burocratização, demora para tomada de decisões, figura central de chefia, equipes isoladas, entre outras coisas. Ao implantar o formato de squads, esses empecilhos desaparecem. 

Por seu caráter multidisciplinar, fluxo contínuo de cocriação e descentralização da gestão, os squads apresentam diversas vantagens como: 

Agilidade

Em um ambiente burocrático é praticamente impossível desenvolver atividades de forma rápida. No sentido contrário, a autonomia é o grande motor da agilidade. 

Por isso, squads atuam de forma autônoma, onde o poder de decisão é descentralizado. Além disso, os ciclos de entregas tendem a ser mais curtos, iterativos e incrementais, seguindo os princípios das metodologias ágeis. 

Produtividade

A produtividade pode ser percebida como fruto da agilidade, uma vez que autonomia e remoção de impedimentos favorecem entregas mais rápidas. 

A proximidade do time favorece também a comunicação, consenso na tomada de decisões e ajuda a diminuir conflitos, criando um ambiente mais produtivo. 

Colaboração

O sucesso do trabalho depende da entrega de todos os integrantes do time. É impossível trabalhar em squads, prezando pela individualidade. Além disso, a diversidade é um ponto forte para fortalecer a colaboração, pois traz pontos de vista distintos. 

O fator integração também pesa positivamente e como é possível perceber de modo generalizado, pequenos grupos tendem a se integrar mais rapidamente. 

Transparência

O modelo de squads favorece a transparência, pois o fato de trabalhar em busca de um objeto comum faz com que as pessoas dividam suas experiências, tentativas, erros e acertos. 

Além disso, a tomada de decisões em grupos proporciona clareza sobre o status dos projetos. 

Como levar squads para minha empresa?

O primeiro passo para trabalhar com uma estrutura squad é estimular uma cultura horizontal. Isto é, mudar o modelo de estruturas hierárquicas do topo da pirâmide para a base que o mercado tradicional impõe. 

Empresas com mindset ágil já estão um passo à frente, pois trazem consigo os pilares necessários. 

Agora que você já sabe como funciona o modelo de trabalho de squads, já pode considerar adotar esse formato em seu negócio. Na MobiUp, com o serviço “people as a service” é possível contar com squads altamente qualificados para desenvolver as melhores soluções digitais para sua empresa.